
Fique ao lado da sua esposa e esteja pronto para ajudá-la a se ajeitar na poltrona. Tenha por perto uma almofada e uma banqueta, acessórios que vão acomodá-la melhor. Verifique se seu filhote está na posição correta. O ideal é que ele fique deitado na diagonal com a barriguinha voltada para a da mãe e a cabeça amparada pelo cotovelo esquerdo.
Do banho
Você pode organizar os materiais: sabonete, xampu, toalha, roupa, fralda, cotonete e álcool (para o coto umbilical). Então, coloque água morna na banheira e cheque a temperatura colocando seu antebraço. Comece lavando o rostinho e a cabeça para depois limpar corpo. Mantenha portas e janelas fechadas para evitar correntes de ar.
De trocar a fralda
Tire a fralda suja e limpe a região com um algodão embebido em água morna. Primeiro limpe a genitália e depois o bumbum. No caso de ele ter feito cocô, lave o bumbum na banheira.
De acalmar o choro
Para descobrir o motivo vá por eliminatórias. Veja se não é fralda suja, calor, frio, incômodo com roupas apertadas e, por último, fome. Se ele estiver com cólicas, deite-o de bruços na barriga da mãe. O calor do corpo materno tende a aliviar a dor. Para que o pequenino se acalme encoste o corpinho dele no seu com a cabeça na altura do coração. Converse calmamente com ele, cantarole e o balance com delicadeza.
Autoria: Ana Paula Costa Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário